Como Navegar na Internet Sem Deixar Rastros!

Em um mundo cada vez mais conectado, a preocupação com a privacidade vem se tornando cada vez maior para grande parte dos internautas. Para melhor de proteger, muitos dele recorrem a programas que funcionam especificamente para essa finalidade. Mas fica a dúvida, existe uma forma de garantir total privacidade na internet?

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre os recursos de navegação privada dos principais navegadores e esclareceremos algumas dúvidas sobre Como Navegar na Internet Sem Deixar Rastros.

Dependendo do tipo de site que você frequenta, aqueles mais picantes, bancos, compras, sites de apostas online ou trader esportivo por exemplo, a navegação privada pode ser um boa opção de segurança.

O que é navegação privada

Quando você está na internet, o programa responsável pela exibição do conteúdo exige alguns parâmetros para que possa exibir o conteúdo desejado.

Estar conectado à internet é um deles, entretanto, cada vez que há requisição de uma informação de conteúdo, diversas informações do usuário, como seu sistema operacional, o navegador usado e localização geográfica.

Além disso, durante esse processo será gerado um histórico que ficará armazenado no computador. Esse tipo de informação tem como objetivo melhorar a experiência de navegação, por exemplo, o site poderá identificar a região em que o usuário está e exibir o conteúdo especifico para aquele local.

Da mesma forma, os sites de compras utilizam pesquisas anteriores em sites de buscas e exibem anúncios compatíveis com o que foi pesquisado.

Como Navegar na Internet Sem Deixar Rastros

Quando se usa as informações desse modo, o internauta tem grandes vantagens, já que a navegação se torna mais proveitosa, mas quando a intenção é navegar sem deixar rastros, evitando assim que informações sejam coletadas, se recorre a navegação privada.

Como usar

Os principais navegadores oferecem esse recurso de navegação privada e dessa forma o leitor poderá optar por compartilhar ou não suas informações com o site que estão acessando. Existem duas opções de privacidade, o anonimato no próprio navegador e na conexão com a internet.

Anonimato no navegador

Esse recurso poderá ser habilitado pelo usuário sempre que ele não quiser deixar rastros de sua navegação e do conteúdo que ele acessou. Dessa forma as senhas não serão salvas, bem como os campos de formulários que são preenchidos automaticamente.

Como Navegar na Internet Sem Deixar Rastros

Anonimato na conexão

Esse é um modo de navegação em que será ocultada a origem do acesso e assim será difícil identificar a localização do internauta. Existem diversos complementos para navegadores que vem oferecendo essa possibilidade, assim como um navegador especifico para isso, que é o Tor.

Como Navegar na Internet Sem Deixar Rastros

Vamos explicar como habilitar a navegação anônima nos navegadores mais conhecido da internet.

No Internet Explorer: Na guia segurança, cliquem em Navegação InPrivate ou utilize o atalho Ctrl+Alt+P.

No Mozilla Firefox: Basta clicar no menu e em Nova Janela Privada.

Como Navegar na Internet Sem Deixar Rastros

No Google Chrome: Clique no botão do menu e em seguida em Nova Janela Anônima.

No Safari: Clique em Arquivo e em seguida em Nova Janela com navegação Privada ou ainda utilizando a combinação Command+Shift+N.

A navegação privada é uma excelente opção quando o usuário estiver utilizando um computador público, assim não tem o risco de deixar informações pessoais salvas. É importante destacar apenas que não existe 100% de anonimato na internet e caso crimes sejam cometidos a polícia tem meios de rastrear as informações.

Leia também: Como Evitar Problema Comuns com o Seu Notebook

Como Navegar na Internet Sem Deixar Rastros!
5 (100%) 22 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *