Como Saber Se Tem Alguém Usando Sua Conexão Wi-Fi

Como Saber Se Tem Alguém Usando Sua Conexão Wi-Fi? Ter uma conexão wi-fi é uma comodidade enorme e muitas pessoas tem um roteador em suas casas, o que acontece é que essa conexão não é 100% segura e outras pessoas podem conseguir utilizar sua conexão sem sua autorização, mesmo que você tenha colocado uma senha.

Como Saber Se Tem Alguém Usando Sua Conexão Wi-Fi

A dúvida que fica é: tem como saber se tem alguém usando sua conexão Wi-Fi?

Vamos dar algumas dicas para você descobrir se isso está acontecendo e se estiver, vamos te mostrar como impedir que isso aconteça.

Como saber se tem alguém usando sua conexão wi-fi

1# Luzes do roteador e a conexão Wi-Fi

Essa não é uma maneira muito precisa para ter certeza de que alguém está usando sua conexão, mas em um primeiro momento pode ser útil, para ter pelo menos uma noção e saber se alguém está roubando sua internet.

Os roteadores possuem luzes que vão indicar o tráfego pela rede. Tais luzes piscam de acordo com a quantidade de dados que estão sendo transferidos por seu aparelho.

Para ter certeza de que alguém, além de você, está usando sua internet, você deve desligar todos os aparelhos da sua cada que usam a conexão e verificar se mesmo assim as luzes continuam piscando.

Se isso ocorrer, existem grandes chances de outra pessoa estar usando sua conexão Wi-Fi.

Como saber se tem alguém usando sua conexão wi-fi

2# Lista de aparelhos conectados

Uma maneira muito útil de verificar se existem algum aparelho não autorizado usando seu sinal wi-fi é acessar a central de configurações do roteador.

Para isso você vai precisar do endereço IP do seu roteador, para descobrir, você deve seguir os seguintes passos: pressione o atalho “win+R”, na tela que vai aparecer, você deve digitar “cmd”. Na linha de comando, digite: ipconfig e procure por “Gateway Padrão”.

O número indicado nessa linha é aquele que dará acesso as configurações de seu roteador.

Agora que você já tem o endereço de IP de seu roteador, digite-o na barra de endereços do navegador, você vai precisar então colocar o nome de usuário e senha, feito isso, basta aguardar até que a tela de configurações carregue.

Todo o roteador tem algumas diferenças, mas as empresas têm um padrão de nomenclatura, assim será possível encontrar a lista de aparelhos reconhecidos na rede em opções como “Device List”, “Attached Devices” ou “My Network”.

Alguns roteadores podem estar com os menus em inglês, então se você não souber falar inglês, vai precisa acessar seu roteador com o Google Tradutor Ativo.

Essas listas fornecem o endereço IP dos aparelhos conectados, dessa forma você poderá comparar tais endereços com o dos aparelhos que você possui em casa, caso algum da lista não seja seu, certamente alguém está roubando seu sinal wi-fi.

Como Saber Se Tem alguém Usando Sua Conexão Wi-Fi

O que fazer nesse caso?

O método mais seguro para proteger seu wi-fi é filtrar o seu acesso por meio do MAC address das placas, assim você poderá liberar o sinal apenas para os seus aparelhos e os demais não poderão acessar sua rede.

Outra opção é usar uma senha WPA2-AES, que é mais segura. Trocar a senha também é uma ótima opção, senhas fortes contem letras, números e caracteres especiais, além de não ter nenhuma ligação com a vida do usuário.

Dessa forma seu sinal wi-fi estará seguro e não será possível nenhum vizinho oportunista roubar seu sinal Wi-Fi.

Leia também: Curso Fórmula da Formatação: Formate Qualquer PC em 30 Minutos!

Como Saber Se Tem Alguém Usando Sua Conexão Wi-Fi
Avalie este post

1 comentário


  1. Meu, esse seu artigo me ajudou muito. Informação de qualidade. obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *