Como Utilizar a Bateria do Notebook

Saiba Como Utilizar Corretamente a Bateria do Notebook. Você já passou por um aperto devido a Bateria do Notebook?

Justamente naquela hora que você mais precisa a bateria do notebook está baixa ou mesmo totalmente vazia, mas fique calmo existe uma forma de diminuir estes imprevistos, logicamente não é uma forma milagrosa, se trata mais de uma mudança de hábito, acompanhe.

Como Utilizar Corretamente a Bateria do Notebook

 

Como Utilizar a Bateria do Notebook

Desempenho Vs. Duração da Bateria

A maioria das pessoas costumam achar que deixando o sistema em baixo consumo de energia eles irão aproveitar mais o notebook, infelizmente isso é um mito, para economizar carga o sistema diminui seu desempenho, fazendo isso você terá mais tempo de bateria, porém irá demorar mais para efetuar tarefas, sendo assim é uma troca praticamente inútil dependendo da atividade a ser exercida.

O Recomendado para economizar bateria neste caso é deixar sempre o consumo em 50%, sim de fato você irá perder desempenho mas não será tanto e de quebra poderá ter mais algum tempo de carga.

Como Utilizar a Bateria do Notebook

Aplicativos que Prometem Otimizar o Gasto de Bateria

Sinceramente, estes aplicativos não funcionam! O que eles fazem é “podar” o desempenho do computador e passar uma falsa ideia de economia, sendo assim não funcionam como prometido.

Na minha opinião os fabricantes de Notebook e os programadores dos Sistemas Operacionais já fazem um bom trabalho no sentido de aproveitar ao máximo o tempo de uso dos seus aparelhos, afinal existem estudos e correções aplicadas sempre.

A única forma de economizar carga da bateria que pode ser relacionada a aplicativos é usando-os de forma consciente ou seja fechando tudo o que não estiver sendo utilizado no momento e mantendo sua máquina sempre limpa e livre de programas inúteis.

Sempre Mantenha seu Notebook Carregado

Pode parecer difícil, mas em casa ou em seu local de trabalho sempre deixe seu notebook conectado a tomada para que ele conserve sempre 100% da carga, pode parecer óbvio mas essa pequena mudança de hábito lhe poupará grandes aborrecimentos futuros, é claro que não se pode prever imprevistos mas pelo menos a chance de ficar na mão é menor.

 

Como Utilizar a Bateria do Notebook

Mantenha o Software Atualizado

Manter o software atualizado é importante porque geralmente atualizações são feitas pensando em como melhorar o desempenho do programa usando menos processamento, justamente por isso mantenha seu notebook sempre atualizado.

Cabe um parênteses nesta questão, é lógico que com o passar do tempo atualizações vão passar a ter um efeito contrário, mesmo sendo projetadas para otimizar o uso do processamento irão gastar mais bateria e mais processamento de sua máquina.

Isso se deve ao fato que o hardware de seu notebook está ficando antigo e não tem mais tanta facilidade para processar determinado programa justamente por isso ele terá que usar demais processamento e consequentemente mais carga de bateria.

Como Utilizar a Bateria do Notebook

Sinal de WiFi

Este é um ponto importante quando queremos aproveitar mais a bateria do notebook, o sinal de WiFi (Ou Wireless) influi diretamente no desempenho da sua navegação na Internet, mas também pode fazer seu Notebook gastar mais energia se estiver muito baixo, o sistema fica procurando o sinal de WiFi ou mesmo tentando melhorar o desempenho, assim consome mais energia.

Se o sinal de WiFi for fraco em sua casa ou escritório você vai precisar trocar seu roteador por um mais potente ou mesmo criar “Pontes” ou Extensões da sua rede sem fio instalando repetidores wireless para criar mais pontos de acesso.

Como Utilizar a Bateria do Notebook

Dicas para Economizar a Bateria do Notebook

  1. Diminua o Brilho da Tela, ela é a maior responsável pelo consumo de energia.
  2.  Desligue o WiFi quando não estiver usando, geralmente os Notebooks tem um botão dedicado ou alguma Função (Fn) para controlar o WiFi.
  3. Não deixe muitos dispositivos USB conectados se não estiver usando, HDs Externos por Exemplo.
  4. Está dica é técnica mas importante, desabilite os programas inúteis que iniciam junto com o sistema operacional.
  5. Não desligue o Notebook durante o dia, dê preferência por fechar a tela e deixe o modo suspender ativo.
  6. Escolha um horário específico para atualizar o sistema operacional e sempre deixe ele conectado a energia elétrica durante o processo.

Conclusão

No fim não existem maneiras milagrosas de poupar bateria a menos que você ande com uma bateria reserva, nada te dará 100% de certeza, por isso pare de procurar por programas que prometem fazer milagres com o desempenho da sua bateria, eles não irão fazer e digo mais, eles podem inclusive danificar seu notebook ou instalar vírus ou softwares maliciosos.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e se possível deixe seu comentário contando quais são suas técnicas para poupar a bateria do notebook!

Veja também Mitos e Verdades Sobre Notebooks

Como Utilizar a Bateria do Notebook
5 (100%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *