Dicas Para Não Errar Nos Emails do Trabalho

Em um primeiro momento, pode parecer bem fácil enviar um e-mail, basta colocar o nome do destinatário, o assunto e escrever a mensagem que deseja passar. Mas isso não é tão simples assim, principalmente quando se trata do ambiente de trabalho, por isso estamos aqui para dar algumas Dicas Para Não Errar Nos Emails do Trabalho.

Dicas Para Não Errar Nos Emails do Trabalho

Hoje em dia as pessoas não estão dando tanta importância a redação e algumas atitudes quando enviam emails, isso é muito perigoso quando se trata de ambiente corporativo, veja como ser “educado e objetivo” em sua comunicação escrita.

1# Não escrever uma frase inadequada no campo “assunto”

É muito importante estar atento ao que se escreve no campo assunto, você precisa ser objetivo e expressar exatamente o que quer passar, de forma sucinta e objetiva, caso contrário seu email poderá ficar perdido na caixa de entrada de seu destinatário e não ser lida em tempo hábil.

2# Não classificar todas as suas mensagens como “urgentes”

É importante ter atenção ao campo assunto, para expressar a urgência, mas a utilização de caixa alta, por exemplo, é mal vista pela maioria das pessoas.

É preciso ter cuidado também ao marcar suas mensagens como “urgentes”. Se todos os e-mails que você envia vem com essa designação, parecerá que você usa sem necessidade e seus destinatários poderão começar a ignorar suas mensagens.

3# Fazer confusão com as opções “Responder a todos”, “Com cópia” e “Com cópia oculta”

É preciso prestar muita atenção nesses campos, mandar um e-mail para quem não poderia ou não deveria recebe-lo pode ser no mínimo incomodo, você pode estar usando o tempo da pessoa atoa.

Da mesma forma, enviar um conteúdo confidencial para quem não deveria ler pode ser perigoso e as consequências podem ser sérias.

4# Desrespeitar as políticas internas da empresa

Algumas empresas optam por adotar protocolos próprios para a troca de e-mails corporativos. É muito importante respeitar tais políticas que tratam sobre o compartilhamento de informações com as pessoas de fora ou de dentro da organização.

Outra coisa a se observar são as regras implícitas do ambiente de trabalho, se tratam de regras extraoficiais, por exemplo, existem algumas pessoas que se ofendem quando não são copiados em determinada conversa, por isso é preciso estar atento para não causar qualquer mal-entendido.

5# Ignorar riscos jurídicos

É muito importante lembrar sempre que não existe arrependimento depois de enviar um e-mail, ele ficará lá para sempre, no mínimo no servidor dos seus destinatários, mesmo que você venha a apagar.

Em casos de ação judicial, qualquer e-mail pode ser recuperado para ser usado no processo. Na dúvida use o telefone ou fale pessoalmente.

Dicas Para Não Errar Nos Emails do Trabalho

6# Não descuidar da redação

É preciso ficar muito atento a esse ponto, muitas pessoas se descuidam em relação a gramática e acabam cometendo muitos erros de português em seus e-mails corporativos. Isso pode pegar muito mal, e-mails confusos e mal escritos podem gerar confusões e mal-entendidos.

Para poupar o tempo do outro, sempre passe seus e-mails pela ferramenta de revisão de ortografia.

Conclusão

Se você trabalha em uma grande corporação, ou até mesmo trabalha em casa como freelancer ou tem sua própria empresa e se comunica com seus clientes por e-mail, sempre tome cuidado com o assunto, o tipo de e-mail, a redação e principalmente a linguagem, assim esta comunicação vai ajudar muito em seus negócios se feita da forma correta.

Você pode gostar também Facebook Messenger Para Empresas

Gostou das Dicas Para Não Errar Nos Emails do Trabalho? Então compartilhe com seus colegas, isto pode ajudar!

Dicas Para Não Errar Nos Emails do Trabalho
Avalie este post

1 comentário


  1. Nosso gostei muito da dica excelente mesmo eu sempre errei nos e-mails não sou muito fã de manda e-mail rsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *