Watson, o Supercomputador Que Poderá Prever Terremotos e Erupções!

Conheça o Watson, o supercomputador poderá prever terremotos e erupções!

Buscando prever desastres naturais e proteger as pessoas de grandes catástrofes como os terremotos e erupções vulcânicas, a IBM anunciou que o Watson, seu supercomputador poderá prever terremotos e erupções. Essas técnicas utilizariam modelos que simulam o movimento de placas tectônicas e o fluxo do manto sub a superfície.

A lava vulcânica está em movimento constantemente, além disso as lacunas entre as placas tectônicas na Terra não são uniformes, pensando nisso, a equipe fez uma investigação profunda para criar o sistema e deixa-lo funcional. Foi feita uma análise de sensores sísmicos na terra e o emparelhamento com teorias sobre o movimento das placas tectônicas.

A partir dos dados que foram retirados dessa pesquisa inicial, foi criado um modelo matemático, infelizmente ele ainda não é capaz de prever quando as catástrofes irão acontecer. Mas já é capaz de ajudar sismólogos e geólogos na criação de um sistema que seja mais completo.

Supercomputador Watson já é realidade!

O sistema é muito complexo e para que possa ser utilizado futuramente no Watson ele foi testado no Sequoia que é o terceiro computador mais rápido que temos no mundo atualmente.

Um computador convencional demoraria pelo menos três anos para entender o modelo que a IBM criou, no caso do Sequoia, é possível descobrir o que acontece na superfície da terra em apenas um dia.

Watson, o supercomputador que poderá prever terremotos e erupções!

A equipe responsável pela criação do modelo é composta por cientistas da computação da IBM, da Universidade de Nova York, da Universidade do Texas e do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Eles receberam o Bell Gordon, que é o principal prêmio em supercomputação, por sua criação.

Por que usar o Supercomputador Watson?

O que foi questionado é: se o Sequoia foi capaz de fazer o modelo rodas, por que a IBM quer usar o Watson? Existem dois fatores que podem justificar a utilização do supercomputador Watson. Em primeiro lugar, existe uma proliferação de sensores conectados à internet, com isso será possível aumentar ainda mais os pontos de dados sísmicos e prever terremotos e erupções vulcânicas.

Watson, o supercomputador que poderá prever terremotos e erupções!

Em segundo lugar, o Watson tem capacidade para combinar tanto os trabalhos geológicos quando os pontos de informação de todos os sismógrafos que existem no mundo com o sistema que foi testado no Sequoia. Até porque, ele foi criado para encontrar padrões em conjuntos de dados e para entender a escrita humana.

Segundo os desenvolvedores, utilizando o Watson, o sistema irá aumentar profundamente a compreensão de processos geológicos que causam desastres naturais.

E não é só isso, a IBM também quer mostrar para todas aquelas pessoas que investiram no supercomputador que ele é capaz de fazer praticamente tudo, inclusive prever o tempo. Existem dados de que o supercomputador recebeu cerca de um bilhão de dólares em investimentos desde sua criação.

Watson, o Supercomputador Que Poderá Prever Terremotos e Erupções!

Leia também: PC Gamer ou Console Qual Escolher? Guia Completo

Watson, o Supercomputador Que Poderá Prever Terremotos e Erupções!
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *