Como Montar Uma Assistência Técnica de Informática? Esta é disparada a pergunta que mais recebo aqui no blog. Muitos técnicos querem ter sua própria empresa de informática mas não sabem por onde começar. Vou deixar algumas dicas básicas, também vou lhe mostrar o método que gosto de trabalhar e que vem dando muito certo. Confira…
Plano de Negócios Completo para 2024
Se você precisa de um plano de negócios para montar uma assistência técnica em informática, este artigo é seu guia, entenda como organizar tudo, e até mesmo trabalhar como técnico de sucesso sem precisar abrir um ponto comercial ou ser um “gênio da informática”.
Sua Ideia é Lucrativa? Então Comece Agora!
Se você ainda está fazendo planos para montar uma assistência técnica de informática, o primeiro lugar onde precisa busca orientações é no SEBRAE. Porém, as orientações da instituição serão mais focadas em documentação, investimentos, impostos e abertura da empresa.
Logo, se você quer um método prático para montar sua assistência técnica, com toda a orientação e base de um negócio de informática lucrativo, precisa ir mais a fundo.
Como Montar Uma Assistência Técnica de Informática?
Primeiramente quero lhe posicionar aqui. Eu não gosto da forma tradicional que algumas empresas de informática trabalham.
Explico: Sabe aquele técnico em informática que tem uma “lojinha” em algum bairro escondido, cheio de restos de computadores e monitores antigos para mostrar volume, mas com total desorganização e o pior, fica esperando clientes o dia todo sem a menor possibilidade de escalar seu negócio?
Bom, eu sou absolutamente contra trabalhar desta forma, hoje o técnico em informática precisa ser dinâmico, precisa ser um “Consultor de T.I.”, precisa fazer contratos de manutenção, trabalhar em um ambiente limpo e organizado.
Eu sempre quis trabalhar com tecnologia desde pequeno, mas tinha horror daquelas assistências de televisores e rádios antigos que acumulavam centenas de tubos catódicos na frente da loja, restos de aparelhos e sucata para retirar peças.
Como Montar Uma Empresa de Informática
Se você quer realmente aprender “Como Montar Uma Assistência Técnica de Informática” para ganhar dinheiro de verdade, prestando serviços diferenciados e principalmente, manter a satisfação do cliente, vai precisar se especializar.
Mesmo com todos os avanços da tecnologia da informática que vem acontecendo no mundo, a utilização massiva de aparelhos portáteis como tablets ou smartphones, o uso dos computadores e notebooks ainda é muito grande, principalmente em empresas.
A utilização de computadores em empresas não vai mudar, porque não é possível trabalhar 8 horas por dias em um celular ou tablet, isto não é nada produtivo.
Um Mercado em Plena Expansão
Vou te dar algumas dicas sobre como montar uma assistência técnica de informática para que você consiga aproveitar essa oportunidade que o mercado de T.I. oferece. Este é um mercado em plena expansão e transformação.
Segundo pesquisas, mais de 33% das casas brasileiras possuem equipamentos de informática e nas empresas este número é perto de 100%. Hoje em dia as empresas dependem dos computadores para praticamente todos as fases operacionais, desde vendas até manufatura de produtos.
E existe uma máxima na informática que você já deve saber: “A única coisa certa em uma empresa é que o computador vai quebrar” 😉
A afirmação acima vale para computadores, servidores, monitores, redes de dados, wifi, internet, etc.
Então, pode ter certeza, o mercado de T.I. não vai acabar nunca! Ele só vai se transformar, e você precisa estar sempre atualizado!
Porque Montar Uma Assistência Técnica de Informática?
As pessoas optam pela assistência técnica autorizada quando os seus computadores ainda estão na garantia. Quando o período da garantia acaba eles procuram por uma empresa de informática que realize os serviços com segurança e com preço mais justo.
Além disso, nas empresas, não é produtivo e nem lucrativo ter um funcionário para cuidar da rede e dos computadores do local.
É aí entra você e sua “Assistência Técnica de Informática” sua oportunidade de ter um grande negócio acaba de aparecer.
Claro que é necessário ter conhecimento para prestar serviços com qualidade e a um preço justo, será muito mais fácil que você se destaque no mercado e comece a ser visto como referência, fidelizando e atraindo novos clientes.
Mas você precisa se posicionar! Seja competente, honesto e justo com seus clientes, e principalmente, valorize seu trabalho.
Você é Técnico em Informática?
Essa pergunta não se refere a uma formação técnica. Existem muitas pessoas que não tem nenhuma especialização ou faculdade, mas tem todo o conhecimento e a experiência necessária para solucionar os problemas de informática em seus clientes.
Caso você não tenha conhecimento necessário, é preciso correr atrás para isso. Nesta modalidade de negócio, você será o administrador da empresa mas também será o técnico de informática.
No começo, seria muito caro contratar alguém. Sendo você o próprio técnico o seu investimento será muito menor.
Foi por isso que eu lhe indiquei no começo deste post, um curso de especialização para técnicos e para a criação do negócio de informática.
Mesmo que você tenha dinheiro para montar uma assistência de informática estruturada com técnicos contratados, o conhecimento dos processos é essencial.
Assim você poderá saber se seus técnicos estão fazendo um trabalho bem feito e saberá também cobrar prazos e metas.
Por isso, a opção por um curso técnico na área é prioridade, pesquise e consuma bastante conteúdo até ter o conhecimento para fazer todos os processos necessários de uma assistência de informática.
Investimento Inicial
O investimento para esse tipo de negócio vai variar de acordo com o tipo de estrutura que você irá começar. É possível iniciar o negócio na sua própria casa, mas algumas pessoas também acabam optando por alugar um espaço para isso.
Esta é a forma que eu trabalho hoje, em Home Office, tenho um cômodo em casa para efetuar as manutenções em laboratório, e todo o atendimento é feito remotamente ou nas empresas que atendo.
Eu pessoalmente, não tenho boas lembranças de quando abri minha assistência técnica em informática em espaços alugados, foram muitos problemas, desde aumentos abusivos no aluguel, concorrência desleal e problemas com segurança.
De qualquer forma, mesmo alugando um local para atender clientes e realizar os serviços de assistência de informática, o investimento será baixo. Estima-se que R$ 3.000,00 é necessário para o aluguel e a compra de equipamentos e ferramentas para realizar o serviço.
No caso de montar a assistência técnica de informática em casa, o investimento será baixíssimo. Claro que essas estimativas podem variar também de acordo com o tipo de material que será adquirido.
Mas basicamente, precisará de uma bancada, algumas ferramentas básicas, softwares de teste e um PC. Precisará também de algumas peças de reposição.
Contratos de Manutenção
Por mais que você comece o seu negócio de uma forma pequena é preciso pensar grande e se preparar para agir de tal forma.
Uma das formas de conseguir mais dinheiro com assistência técnica de informática é fechando contratos de manutenção com empresas que tem muitos computadores em sua rede.
Trabalhe com contratos de manutenção, isso pode ser fechado com qualquer tipo de empresa, escritórios, escolas, advogados, agência de publicidade e comunicação, contabilidades, fábricas e também com pequenos negócios de todos os outros tipos.
São muitas as possibilidades de demanda para uma assistência técnica em informática, você precisa apenas pensar na divulgação focada nesse público.
Para conseguir atender a esses clientes, no entanto, será preciso trabalhar muito no marketing de sua empresa, principalmente o marketing digital.
Contrate Parceiros Para Sua Assistência Técnica
Para uma demanda de empresas e muitos computadores, contrate parceiros e freelancers para executar o trabalho.
Tenha também um bom fornecedor de peças e uma assistência especializada para os problemas mais complexos, como por exemplo, conserto de placas-mãe, impressoras e monitores.
É um tipo de serviço que exige confiança do profissional e você precisa se preocupar com isso na hora de fechar parcerias.
Você só conseguirá contratos se souber o que está fazendo e se mostrar de forma convincente e persuasiva.
Por isso, além das formas tradicionais de divulgação do negócio, utilize também (e sem moderação) as ferramentas da internet ao seu favor.
Empresa de Informática é um Negócio Lucrativo?
Esta é a segunda pergunta depois da clássica: “Como Montar Uma Assistência Técnica de Informática?”
Trabalhar com computadores é um negócio lucrativo?
Saber se o negócio que você vai começar dá dinheiro é importantíssimo. Só pela demanda tecnológica que temos hoje é fácil perceber o quanto abrir uma assistência técnica de informática pode ser bem lucrativo.
O retorno do valor investido será em menos de um ano e é possível ter faturamento mensal acima dos R$ 5.000,00. Isso só vai depender do tipo de serviço que você vai prestar e do quanto você vai ser bom.
Também é importante saber divulgar bem os seus serviços para que mais clientes o solicitem. A melhor forma para isso é executar trabalhos com excelência para que os próprios clientes possam indicar você para seus amigos e familiares.
Montar uma assistência técnica de informática dá dinheiro sim e você pode se tornar um empreendedor de sucesso com esse negócio. Aos poucos a coisa poderá se expandir e você ter um alcance maior em sua região.
Foque em Empresas
Para iniciar uma empresa de Assistência Informática e TI (Tecnologia da Informação), especializada em prestação de serviços de manutenção e suporte técnico, eu acredito muito que seu foco deve ser voltado para pequenas e médias empresas.
Os serviços de informática, assistência técnica, manutenção de computadores, suporte técnico e consultoria para empresas são a melhor forma de atuar em um mercado tão concorrido e carente de bons profissionais.
Claro que no começo você deverá atender qualquer tipo de consumidor, pessoas físicas e jurídicas, mas procure filtrar a qualidade dos clientes, valorize seu trabalho e tudo o que você estudou para montar a assistência técnica.
Atendimento no Cliente
Eu acredito muito no sistema Home Office, pela liberdade e economia que você faz quando monta sua empresa de informática.
Visando maior eficiência do trabalho, seus atendimentos serão prestados exclusivamente no local onde os computadores estão instalados, não há necessidade de loja física, apenas um laboratório fechado onde serão executadas as manutenções mais complexas e quando é necessário retirar o equipamento para formatação ou troca de peças.
Além disso, muitos problemas podem ser resolvidos remotamente, isto vai dar mais agilidade ao seu trabalho e vai permitir que você consiga fazer atendimentos de qualquer lugar.
Serviços de Uma Empresa de Assistência Informática Informática:
- Consultoria, Suporte e Assistência Técnica em Informática.
- Manutenção de Computadores e Notebooks.
- Conserto de Impressoras e Monitores.
- Manutenção e Administração de Redes e Servidores.
- Instalação e Configuração de Redes sem Fio (WiFi).
- Instalação de Sistemas Operacionais Windows.
- Formatação Completa e Reinstalação de Programas.
- Remoção de Vírus e Outros Programas Maliciosos.
- Venda e Montagem de Computadores, Notebooks e Impressoras.
Seu Serviço Sua Marca
Mostre em sua comunicação com seus clientes quando sua Assistência Técnica foi fundada, qual a área de atuação de prestação de serviços de informática, dê consultorias e suporte técnico para as empresas de forma profissional, mesmo que sua “base” seja em casa.
Seja ágil na prestação de serviços de informática, crie uma relação direta com seu cliente, isto vai permitir uma interação mais rápida para abertura de chamados e solução dos problemas no menor tempo possível sem burocracia.
Fazendo isso você vai consolidar sua marca e sua assistência técnica vai crescer a cada dia.
Tenha um Diferencial
Com a evolução da Informática e a consolidação da Internet, você precisa de um diferencial único em sua Assistência Técnica, não faça mais do mesmo, procure observar o que os clientes precisam, seja a resposta aos problemas dos clientes.
Não deixe de se atualizar, participe de cursos e palestras de reciclagem profissional para manter a qualidade dos serviços prestados.
Mantenha uma relação direta com seus clientes, assim as tomadas de decisão serão mais rápidas, com isso o trabalho flui de maneira veloz e com melhores resultados.
→ Clique Aqui e Saiba Mais Sobre o Processo de Abrir Uma Assistência Informática
Sucesso!
Gostou do Artigo? Marque algum parceiro de negócios que quer também saber Como Montar Uma Assistência Técnica de Informática!
Muito bom este contéudo e de muito grande valor. Sempre gostei de trabalhar com assitencia tecnica sonho um dia ter a minha propria assitencia.